Ver Angola

Raw Materials

Sociedade Mineira de Catoca completes repair of pipe rupture that affected two rivers

A Sociedade Mineira de Catoca anunciou a conclusão, mais de um ano depois, das obras de reparação do tubo vertedor da bacia de rejeitados, cuja ruptura afetcou dois rios, na província da Lunda Sul.

:

De acordo com um comunicado da Sociedade Mineira de Catoca, a quarta maior mina dediamantes do mundo, os trabalhos de cimentação do tubo vertedor, de 250 metros de extensão e situado a 50 metros de profundidade, envolveram empresas especializadas da África do Sul.

O incidente ocorreu a 24 de Julho de 2021 e provocou a contaminação da água dos rios Luite e Chicapa, tendo na altura as autoridades da vizinha República Democrática do Congo anunciado a suposta morte de dezenas de pessoas e milhares de doentes devido à contaminação dos rios, alegações rejeitadas pela empresa.

Na nota salienta-se que a cimentação do tubo vertedor é o culminar de um trabalho de 12 meses, tendo iniciado com a contenção imediata do vazamento no dia 4 de Agosto de 2021, seguindo-se de um estudo aturado para o desenvolvimento da melhor solução, tendo envolvido mais de 100 técnicos altamente especializados, contando igualmente com a consultoria de multinacionais especializadas.

"Está concluído o trabalho de cimentação do tubo vertedor, em que ocorreu o incidente no ano passado. Com esta operação podemos dar por desactivado este circuito e considerar como estando segura a infraestrutura da bacia de rejeitados", frisou o chefe de departamento de Gestão da Bacia de Rejeitados da Sociedade Mineira de Catoca, Dionísio Neto.

Segundo o responsável, está em estudo um projecto para extração de rejeitados secos nas centrais de tratamento e posterior espessamento das lamas, que vai permitir também a recirculação de água em pontos mais próximos da central de tratamento e consequentemente a redução de custos de produção.

A empresa recorda que logo após a ruptura foi contido o vazamento, acrescentando que a mistura de areias, argila e rochas derramada na sequência do incidente aumentou a turbidez dos rios Luite e Chicapa.

Entretanto, "estudos de impacto ambiental descartaram a presença de metais pesados e químicos tóxicos nos sedimentos vazados".

"Para mitigar o impacto nas comunidades afectadas, Catoca reforçou o seu apoio com bens essenciais, através da distribuição de cestas básicas e a construção de sistemas de abastecimento de água, bem como iniciativas geradoras de rendas, como tanques para a prática da piscicultura", destaca-se no comunicado.

A Sociedade Mineira de Catoca, localizada na Lunda Sul, é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 75 por cento da produção de diamantes de Angola.

Related

Permita anúncios no nosso site

×

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios
Utilizamos a publicidade para podermos oferecer-lhe notícias diariamente.