Ver Angola

Politics

João Lourenço and Emmanuel Mácron discuss debt relief

President João Lourenço discussed this Monday with his French counterpart, Emmanuel Mácron, the issue of debt relief to African countries and Angola's interest in joining the initiative, the presidency announced.

:

Segundo uma nota divulgada pelo secretariado de imprensa do Presidente, os dois chefes de Estado discutiram, numa conversa telefónica, a questão do alívio da dívida dos países africanos, "para a qual existe uma iniciativa ao nível do G-20, com um papel muito empenhado da França", e João Lourenço manifestou o interesse de Angola em aderir à iniciativa, o que tem feito também através de acções que estão a ser promovidas pelo Ministério das Finanças.

Os presidentes falaram sobre outros temas da actualidade, como o impacto da pandemia da covid-19 sobre a economia mundial e os seus reflexos em Angola, tendo João Lourenço relatado os esforços do governo para enfrentar o vírus e destacado a "resposta determinada da classe empresarial com o auxílio do Estado, para que a economia continue a funcionar e, sobretudo, seja diversificada".

João Lourenço e Emmanuel Macron abordaram também o contexto político na República Centro-Africana e o clima de instabilidade que se instalou na fronteira entre a República Democrática do Congo e a Zâmbia.

"Os estadistas defenderam a necessidade de se trabalhar para que se realizem no tempo certo as eleições previstas para a República Centro Africana e, em relação ao momento de tensão fronteiriça entre o Congo Democrático e a Zâmbia, manifestaram a esperança de que venham a ser coroadas de êxito as diligências que estão a ser feitas pelo mediador, o Presidente Denis Sassou Nguesso, do Congo", adianta-se na mesma nota.

O Presidente francês tinha previsto deslocar-se a Angola em Maio, mas a visita foi adiada devido à pandemia da covid-19.

Permita anúncios no nosso site

×

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios
Utilizamos a publicidade para podermos oferecer-lhe notícias diariamente.