Ver Angola

Health

Covid-19: Cuban doctors come to help fight the pandemic

Angola vai contar com médicos cubanos de várias especialidades para "mitigar o impacto da epidemia" da covid-19, anunciou a ministra da Saúde, referindo que Luanda tem estado a desenvolver contactos diplomáticos com vários países afectados pela pandemia.

Antonio Calanni:

"No âmbito da cooperação internacional, o Governo está a fazer um trabalho diplomático muito grande com outros países já afectados", disse Silvia Lutucuta, numa conferência de imprensa em Luanda, adiantando que têm sido realizadas video-conferências com a China, "com profissionais que trabalharam e estão a trabalhar" no combate à pandemia, com o Brasil e outros países "mais ou menos afectados".

Com Cuba, a interacção vai ser mais directa e Angola já está a trabalhar com as missões diplomáticas cubanas nesse sentido.

"Vamos mandar vir médicos cubanos das especialidades mais importantes", incluindo cuidados intensivos e pneumologia, saúde pública, virologia e infecciologia, referiu a ministra, adiantando que o objectivo é que possam dar apoio a Angola e mitigar o impacto “na parte assistencial, na área de saúde pública mais preventiva e na busca activa e controlo da epidemia", declarou.

Sílvia Lutucuta frisou que estão a ser mobilizados vários sectores para implementar as medidas que considerou "de salvação da pátria".

"Além da saúde, temos os militares e a polícia, estamos a trabalhar com o sector privado e as instituições com fins não lucrativos e igrejas", realçou a governante.

Angola anunciou esta Segunda-feira um novo caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus, elevando para três o número de doentes.

Todos os casos são relativos a passageiros angolanos que chegaram na semana passada em voos provenientes de Portugal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Related

Permita anúncios no nosso site

×

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios
Utilizamos a publicidade para podermos oferecer-lhe notícias diariamente.