Ver Angola

Society

European Union in Angola promotes campaign to prevent violence against women

A União Europeia lança na Quinta-feira uma campanha de combate à violência contra mulheres, que terá a duração de 16 dias, durante a qual pretende sensibilizar a sociedade angolana sobre a necessidade de erradicar este fenómeno.

:

De acordo com uma nota de imprensa da União Europeia, o lançamento da campanha denominada "16 Dias de Activismo – Diga Não à Violência contra as Mulheres – Orange The World" acontece na Quinta-feira, em Luanda, no Palácio de Ferro.

Com acesso gratuito ao público, o evento terá a duração de aproximadamente três horas, fazendo parte do cartaz a cantora angolana Selda, a violinista Cláudia Hernandez, os rappers Kool Klever e CFK, bailarinos, artistas de 'Spoken Word' e de graffiti, que animarão a noite com várias actuações, bem como uma exposição de retratos da autoria do fotógrafo Bruno Fonseca.

O programa de lançamento da campanha prevê ainda a exibição de vídeos, com extractos de filmagens sobre a violência de género, bem como o 'spot' da campanha de televisão.

Durante o acto está igualmente prevista uma intervenção do embaixador da causa, Costa Vilola, um conhecido humorista nacional, que integra o grupo de humor Tunezas, "que assume ao longo de toda a campanha um papel de alerta, lembrando que classificar a violência de género como um 'assunto de mulheres' é parte do problema".

O evento contará com um momento de assinatura de livros pelos artistas de 'Spoken Word'. "O livro 'Há Luta na Voz' é totalmente dedicado aos Direitos das Mulheres, com um olhar especial para o acesso à justiça e participação", refere a nota da União Europeia.

A campanha tem início no dia 25 deste mês, dedicado ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, e termina a 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

"Ao longo deste período, a União Europeia promoverá actividades de sensibilização com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher", salienta o comunicado da organização.

A campanha "16 dias de activismo – Diga não à violência contra as mulheres – Orange The World" é lançada anualmente a nível global pelas Nações Unidas para sensibilizar o público para a violência doméstica e todas as violências feitas às mulheres.

Um dos propósitos da campanha é adoptar uma abordagem em que os homens estejam envolvidos, de forma a sensibilizarem outros homens a respeitar as mulheres, tendo a constante preocupação de que os homens não monopolizem a palavra, mas, pelo contrário, que sejam promotores ao serviço da causa.

Permita anúncios no nosso site

×

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios
Utilizamos a publicidade para podermos oferecer-lhe notícias diariamente.