Ver Angola

Technology

Gurimdata: the software that wants to resolve land conflicts in local administrations wins the 'Innovation Marathon'

Criadores e sobretudo inovadores reuniram-se esta Quinta-feira em Luanda para a cerimónia que premiou os participantes envolvidos na estreia da ‘Maratona da Inovação’. Distinguindo soluções para melhorar serviços prestados às populações, o software ‘Gurimdata’, do grupo Lumesoft foi o grande vencedor.

:

Iniciativa do Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com a KiandaHUB e com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a também chamada 'Hackathon' decorreu durante os meses de Outubro e Novembro do ano passado, reunindo empresas e profissionais e apostando na criação e desenvolvimento de ideias inovadoras e soluções para os diferentes desafios que os Órgãos da Administração Local do Estado enfrentam.

Em destaque esteve o software 'Gurimdata', que pretende auxiliar na resolução de questões ligadas a conflitos de terras nas administrações locais, de construções anárquicas e ilegais. Como grande vencedor, receberá um prémio de um milhão de kwanzas e passará a participar em acções que visem melhorar as comunidade e condições dos munícipes, refere a Angop.

O segundo classificado foi o software "Adm Acessos", do grupo Arotec. Através deste programa será possível localizar administrações municipais e locais, assim como identificar os serviços prestados ao munícipes por cada uma delas e os requisitos necessários para tratar de qualquer documento. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento receberão 600 mil kwanzas, sendo que o software terá mesmo utilização nas instituições do Estado.

O terceiro lugar ficou para os criadores Conexão Sublime, que desenvolveram o software "Dot Solution". Este propõe-se a utilizar dados estatísticos na resolução de problemas sociais que afectam os munícipes.

Presente na cerimónia de entrega de prémios, realizada no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) esteve o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, que garantiu a continuidade desta maratona por todo o país, de forma a dar oportunidade aos jovens criadores de contribuírem com soluções tecnológicas para a resolução dos problemas sociais.

"Este programa visa ainda reconhecer que do lado da administração pública não existe o monopólio das boas ideias e que existem técnicos e tecnocratas fora da administração pública que podem contribuir com óptimas soluções para melhorar este sector tão importante na vida dos munícipes", afirmou, citado pela Angop.

Já o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, explicou que estas oportunidades estão a ser dadas aos jovens por propiciarem o apoio à economia, não deixando de referir o recém-inaugurado Digital.ao.

Permita anúncios no nosso site

×

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios
Utilizamos a publicidade para podermos oferecer-lhe notícias diariamente.