Ver Angola

Telecomunicações

Governo transforma Palanca TV em canal desportivo estatal

A Palanca TV é o novo canal desportivo da televisão estatal angolana. Recuperada pelo Estado por ser "constituída por fundos públicos", em canal desportivo da Televisão Pública de Angola (TPA), anunciou o ministro das Telecomunicações e Comunicação Social.

:

Manuel Homem disse que a decisão saiu na sequência do projecto da TPA de "criação de canais temáticos, depois da recuperação pelo Estado da antiga televisão privada fundada com fundos públicos".

O governante falava esta Sexta-feira, em Luanda, no final de um encontro de trabalho com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, em que foi abordada a cooperação entre os dois órgãos ministeriais.

Na ocasião, a ministra da Juventude e Desportos manifestou interesse de ver "retratadas na TPA questões ligadas ao sector que dirige, nomeadamente o desporto comunitário e o praticado pelas pessoas portadoras de deficiência.

O canal Palanca TV será lançado oficialmente "talvez no princípio de 2021", segundo o presidente do Conselho de Administração da TPA, Francisco Mendes, também coordenador da comissão de gestão da Palanca TV.

"Os conteúdos serão feitos por jornalistas e técnicos que neste momento fazem parte do quadro de pessoal da Palanca TV e quadros da TPA", disse Francisco Mendes, em declarações aos jornalistas.

A Palanca TV passou, recentemente, para a esfera do Estado, no âmbito do programa do Governo de recuperação de activos, juntamente com a Rádio Global, até então detidos, supostamente, por um ex-ministro investigado pela Procuradoria-Geral da República.

O Estado tem igualmente sob sua gestão a TV Zimbo, a Rádio Mais e uma gráfica, que pertenciam ao grupo privado Media Nova, dos generais "Dino" e "Kopelipa" e do ex-vice-Presidente Manuel Vicente, "em virtude de terem sido constituídas com o apoio e reforço institucional do Estado".

Porém, na Terça-feira, associações profissionais de jornalistas, emitiram uma declaração pública, a que a Lusa teve acesso, em que apelavam ao executivo a "respeitar a independência editorial" dos referidos órgãos "abstendo-se de quaisquer interferências directas e indirectas".

"A hipótese de se transformar a TV Zimbo e a Palanca TV em canais públicos especializados em notícias e desporto agride a pluralidade de informação, sujeita os cidadãos angolanos a um monopólio do Estado disfarçado e representaria um retrocesso grave da liberdade de imprensa no país", lê-se na declaração.

Reagindo ao posicionamento dos jornalistas, Manuel Homem assegurou que a "pluralidade de informação está salvaguardada", observando que existem em Angola "canais privados de rádio e televisão que funcionam com normalidade".

"E é importante esclarecer que a Palanca TV e outros órgãos recuperados pelo Estado foram constituídos com fundos públicos e o Estado tem de ter uma estratégia na sua gestão", sublinhou, quando questionado pelos jornalistas.

Em relação à TV Zimbo, acrescentou que "há uma comissão de gestão do órgão para permitir identificar os problemas que a mesma tem e o trabalho inicial que está a ser feito mostra que o mesmo está com muitas dificuldades".

"Outros canais temáticos serão geridos pela TPA e a qualquer momento também vamos lançar", concluiu o ministro.

 

Relacionado