Calendário de Feiras em Angola

UNICEF enaltece papel do Governo no sector da saúde

Artigos Saúde

22 de Julho de 2013

  

A oficial de imunização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Catarina Oatanha, enalteceu, na província da Huíla, o esforço do Governo na implementação de vários programas que visam melhorar a saúde das crianças no país.

A informação foi avançada pela responsável, em declrações à Angop, no âmbito da introdução das novas vacinas - Pneumo13, Hepatite B e Rotarix - que serão aplicadas a partir de Agosto no âmbito do Programa dos Serviços Nacionais de Saúde.

Catarina Oatanha, citada pela agência, realçou os investimentos que têm sido feitos pelo Executivo na implementação de vários programas relativos à imunização de vacinas contra a poliomielite, sarampo, vitamina-A, entre outras, que visam garantir o crescimento saudável dos menores até aos cincos anos.

Neste sentido, reiterou que a UNICEF continuará a apoiar o Executivo nacional na implementação de vários programas sociais, alguns dos quais consubstanciados na formação de técnicos, visando dar resposta à cobertura de pelo menos 85 porcento de vacinação contra várias doenças.

“As vacinas constituem um dos requisitos importantes para o bem-estar social, psico-motor e intelectual das crianças, porque elas são o garante para o futuro do amanhã”, declarou à Angop.

Sobre a introdução de novas vacinas, a responsável realçou que a tendência é a de reforçar a imunização no seio dos menores combatendo várias doenças que ainda enfermam os petizes. No entanto, disse ainda existirem algumas debilidades na aplicação correcta das normas de vacinação ao grupo alvo (crianças) por falta de uma boa técnica e de métodos que se pretende obter neste domínio.

“Sempre que se vai introduzindo algo novo como é o caso da Pneumo13, Rotarix e Hepatite B, é necessário que os técnicos passem por uma formação para garantir a realização de uma boa campanha em todas localidades do país”, reiterou à agência.

  1. 1